top of page
Unidade temática: Terra e universo
Atividade 1: Aprendendo com a ciência- criação de uma bússola caseira
-Habilidades (EF04CI10): Comparar as indicações dos pontos cardeais resultantes da observação das sombras de uma vara (gnômon) com aquelas obtidas por meio de uma bússola.
- Tempo estimado: Um período de 60 minutos.
- Materiais utilizados: Um prato transparente, água, uma agulha leve, um pedaço de papel higiênico dupla face e um imã.
- Desenvolvimento: Imantar a agulha (passar o ímã sobre a agulha várias vezes e no mesmo sentido). Em uma mesa ou superfície reta colocar o prato com um pouco de água. Colocar um pedaço do papel higiênico sobre o prato com água e em seguida largar a agulha imantada em cima. Observar a agulha se movimentar até parar apontando para o norte e sul.
- Algumas imagens:
- Questionamentos: Quais são os respectivos pontos cardeais que a agulha nos mostra e quais ela não mostra? Porque ela se movimentou em direção ao norte? Como sabemos onde é o norte e o sul? Porque a agulha boia na água?
- Atividade 2: Observando as sombras com relógio de sol.
-Habilidade (EF04CI09): identificar os pontos cardeais com base nos registros de diferentes posições relativas do sol e da sombra de uma vara (gnômon).
- Tempo estimado: Três períodos de 60 minutos.
- Materiais utilizados: Vareta com cerca de 60 cm de comprimento ( de madeira ou de ferro), punhado de pedras, relógio de pulso ou celular para saber que horas são, giz branco (opcional).
- Desenvolvimento: No pátio da escola encontre um local plano e ensolarado para fixar a vareta de forma que fique perpendicular ao solo, com ângulo mais próximo possível de 90°. Procurar por uma área exposta ao sol durante um longo período de tempo. Empurrar uma extremidade da vareta na grama ou na terra. Se estiver no hemisfério norte, inclinamos a vareta um pouco para o norte. Caso esteja no hemisfério sul, que é o nosso caso, inclinamo-la um pouco para o sul. Escolher um horário para começar o experimento. Observar a vareta às 14 h, por exemplo. Conforme o sol a ilumina, a vareta lançará uma sombra no solo. Use uma das pedras para marcar o local onde a sombra se projetar no chão. Observar a vareta a cada hora completa. A cada hora completada, coloque outra pedra onde a sombra estiver marcando no chão. Para uma maior precisão, você pode escrever com um giz branco para marcar cada pedra com o horário exato em que foi colocada no chão.
- Algumas imagens:
Sombra 14:30 Sombra 15:30 Sombra 16:30
- Questionamentos: O que você achou do experimento? É útil? Organize os alunos em um semicírculo e peça para que eles comentem suas conclusões sobre o experimento realizado. Por último, você pode fazer um registro no caderno (escrito ou desenho) sobre o experimento.
Unidade temática: Vida e evolução
-Atividade 3: Ação decompositora de fungos e bactérias.
-Habilidades (EF04CI06): Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição, reconhecendo a importância ambiental desse processo.
- Tempo estimado: Três períodos de 60 minutos.
- Materiais utilizados: 2 caixas plásticas grandes com tampas que se encaixem, mistura de resíduos úmidos, minhocas e resíduos de matéria seca, prego grande, alicate, luva e lupas.
- Desenvolvimento: Falar brevemente com a turma sobre micro-organismos, qual o papel da decomposição, construir e analisar uma composteira. Após, propor aos estudantes a montagem em conjunto, de uma composteira, a qual, os materiais seriam trazidos pela professora e pelos estudantes. Fazer furos com o prego aquecido em uma tampa e no fundo de uma das caixas. Os furos devem ser feitos pela professora. Os furos são necessários para que o chorume da compostagem passe da caixa de cima para a caixa de baixo, portanto os furos precisam estar alinhados. A caixa onde irão ser depositados os dejetos orgânicos, precisa ser forrada com serragem ou outra matéria seca orgânica. Após ser forrada, começar a adiconar a matéria orgânica (restos de frutas e verduras), colocar minhocas e um pouco de terra úmida. Na nossa composteira, utilizamos apenas caules de verduras, folhas, e cascas. Agora, se inicia o processo de compostagem. Toda vez que você colocar matéria orgânica, deverá cobrir com serragem e assim ir formando camadas, é um processo lento até que estes dejetos virem adubo. O chorume formado pela compostagem pode ser usado nas plantas, pois não é tóxico. É importante também, ter um controle do que colocar na sua composteira, comidas por exemplo, podem dar mau cheiro e atrair animais como formigas, que são predadores de minhocas. Os estudantes terão a tarefa de mexer na composteira, e observar aspectos importantes, como tamanho das frutas, odor, micro-organismos.
- Algumas Imagens:
- Questionamentos: O que você achou do experimento? É útil? Organize os alunos em um semicírculo e peça para que eles comentem suas conclusões sobre o experimento realizado. Por último, você pode fazer um registro no caderno (escrito ou desenho) sobre o experimento.
Unidade temática: Matéria e Energia
-Atividade 4: Transformações.
-Habilidades (EF04CI03): Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras não (como o cozimento do ovo, a queima do papel etc.).
- Tempo estimado: Um período de 60 minutos.
- Materiais utilizados: Gelo, copo com água, papel, fósforo ou isqueiro, recipiente para colocar gelo, forma de alumínio, notebook e projetor.
- Desenvolvimento: A professora irá mostrar um copo de água e posteriormente, um recipiente com gelo, então deverá pedir para que os estudantes observem o que acontece com o gelo (onde a água volta ao seu estado líquido). Após, pegará uma folha de papel e solicitará novamente a observação dos estudantes, então colocará fogo na mesma (dentro da forma de alumínio num espaço aberto da escola - pátio). Então a professora mostrará o vídeo sobre as mudanças de Estado Físico da Matéria (https://youtu.be/GYv8En7pqaY) e após isso entregará uma folha A4 para cada estudante para que os mesmo desenhem a representação das mudanças de Estado Físico da Matéria e após colar no caderno.
- Algumas imagens:
- Questionamentos: O que aconteceu com o gelo? O que aconteceu com o papel? Por que o gelo volta a ser água? (explicar que sempre foi água porém em estados físicos diferentes) E por que o papel vira cinza? A água pode voltar a ser gelo novamente? (mudar de estado físico) E a cinza pode voltar a ser papel novamente? Por que um dos materiais volta a seu estado inicial e o outro não?
bottom of page